Liderança
Liderança: Diferentes Tipos, Estilos e Como Funcionam
Publicado em 1 de julho de 2020
Houve um tempo em que se acreditava que era possível identificar as pessoas que exercem liderança em todos os grupos sociais, inclusive entre crianças. Pois, um líder “já nasce líder”
Hoje em dia, está mais que comprovado que isso não é uma regra, pois não há uma relação direta entre um traço de personalidade e o ser líder. A forma como cada profissional lidera seu grupo, tem um impacto direto na geração de resultados pelo maior ou menor engajamento dos seus membros, pelo clima motivado para a ação, pela inovação e produtividade gerada na unidade sob sua responsabilidade.
A seguir, confira alguns estilos de liderança e suas consequências na organização:
Liderança autocrática (ênfase no líder)
É aquela em que o “chefe” é o centro de decisões e bastante centralizador. O subordinado deve seguir ordens, com pouco espaço para questionamento ou sugestões. É um estilo que costuma causar insatisfação entre os colaboradores, desmotivando-os e deixando o ambiente mais sensível a conflitos.
Liderança liberal (ênfase no liderado)
Diante de uma liderança liberal, as pessoas costumam executar suas demandas com maior agilidade pela liberdade observada, porém, com o passar do tempo, sem a necessidade de prestar contas, o grupo tende a oferecer baixa produtividade. Embora os subordinados possam estar bem-intencionados, a falta do líder tende a gerar muitas discussões pela ausência de direção.
Liderança democrática (ênfase no líder e liderado)
Essa liderança encoraja os colaboradores a participarem, darem sugestões e opiniões. Além disso, o líder democrático busca ser um facilitador dos processos, ajudando a equipe a desenvolver soluções. Ele se preocupa com a execução do trabalho, mas também com a qualidade de vida e satisfação do time.
Liderança coaching (ênfase na performance)
Na liderança coaching, o líder trabalha para identificar as habilidades, estimula a visão positiva de futuro no grupo e ajuda seus subordinados se auto avaliem em relação ao desempenho atual e busquem capitalizar os pontos fortes e trabalhem seus pontos a desenvolver.
PUBLICAÇÕES
16 leis que todas as pessoas de sucesso seguem, segundo Napoleon Hill
Ao longo de 20 anos, Napoleon Hill pesquisou e entrevistou mais de 6.000 empresários e empreendedores ricos e poderosos, tudo isso para descobrir o que havia em comum entre eles.
Para que serve a Gestão de desempenho?
Gestão de desempenho consiste em melhorar a performance da empresa através do desempenho de cada um dos seus colaboradores, individual ou coletivamente. O desempenho de uma empresa pode ser
Cinco dicas para empresas B2B na pandemia
Mesmo hoje, em um cenário propício para compras online, jamais imaginado, diversas empresas B2B estão com dificuldade de vender seus produtos e serviços pelos canais habituais como o marketing digital