Liderança
Para que serve a Gestão de desempenho?
Data Publicado em 28 de julho de 2020

Gestão de desempenho consiste em melhorar a performance da empresa através do desempenho de cada um dos seus colaboradores, individual ou coletivamente. 

 

O desempenho de uma empresa pode ser medido de diversas maneiras diferentes: 

 

  • Financeira: seu crescimento, saúde, geração de caixa, lucratividade, etc;
  • Clientes: a satisfação dos clientes, o market-share, etc; 
  • Processos internos: inovação, aspectos operacionais, serviços, etc; 
  • Aprendizado e crescimento: a satisfação dos funcionários, capacidades, treinamento, etc. 

 

A gestão de desempenho se interessa pelos processos que, entre outras coisas, desenvolvam o desempenho dos colaboradores da empresa para que os resultados desta melhorem, seja lá como ela vier a definir seu desempenho. 

 

O objetivo deste processo de gestão de desempenho é a melhoria do desempenho da empresa, e é fundamental que isso esteja claro principalmente para os profissionais de RH. Mas como se dá esse impacto da gestão de desempenho de RH na gestão do desempenho da empresa? 

 

Tomada de decisões e gestão de talentos

 

 Um objetivo de extrema importância, porém, muitas vezes superestimada por executivos e áreas de recursos humanos é a produção de insumos para a tomada de decisões administrativas e de gestão de talentos dentro de uma empresa. 

 

O grande produto destes processos quantitativos, como: questionários de múltipla escolha, onde são avaliados competências demonstradas e resultados produzidos por cada colaborador, é a diferenciação entre os colaboradores, que serve de base para que sejam tomadas decisões de gestão de talentos, como: 

 

  • Quem deve ser promovido por mérito; 
  • Quem deve receber aumentos de remuneração; 
  • Quem deve ocupar posições abertas (ou com perspectivas de serem abertas) na organização (com ou sem promoção); 
  • Quem deve ser demitido, entre outras. 

 

Em empresas com menos de 500 funcionários, por exemplo, essas decisões podem muitas vezes ser tomadas de maneira intuitiva. Além disso, o efeito positivo no desempenho da meritocracia através de remunerações variáveis em função do desempenho (pay for performance) é cientificamente bastante polêmico, com estudos de resultado inconclusivo e muitas vezes prejudiciais.

 

PUBLICAÇÕES

16 leis que todas as pessoas de sucesso seguem, segundo Napoleon Hill

Ao longo de 20 anos, Napoleon Hill pesquisou e entrevistou mais de 6.000 empresários e empreendedores ricos e poderosos, tudo isso para descobrir o que havia em comum entre eles.

Saiba mais

Cinco dicas para empresas B2B na pandemia

Mesmo hoje, em um cenário propício para compras online, jamais imaginado, diversas empresas B2B estão com dificuldade de vender seus produtos e serviços pelos canais habituais como o marketing digital

Saiba mais

O que é MasterMind?

O termo MasterMind, ou Mente Mestra em tradução livre, significa que a mente está em harmonia para atingir um objetivo. Este conceito foi criado nos Estados Unidos na época da

Saiba mais