Liderança
Cinco tendências em contabilidade e gestão para o pós-pandemia
Data Publicado em 1 de julho de 2020

O mundo inteiro está ansioso. Afinal, são tempos de incertezas para todos e a economia vive um momento delicado. Por isso, é essencial que administradores de negócios mantenham a contabilidade em dia para diagnosticar a saúde da empresa. Isso também facilita a solicitação de empréstimos, por vezes, necessários para despesas básicas como manter a equipe de funcionários, investir em novos produtos mediante a crise, ou quitar dívidas com fornecedores. 

 

Um ponto que já vinha sendo observado por muitos profissionais da área de gestão e contabilidade era o de estar inserido em uma cultura digital. Incentivar a digitalização é um grande desafio mas as empresas estão aderindo a este método para  otimizar o tempo e desafogar a lista de pendências, que só tem aumentado nos últimos meses. Aquela habitual imagem do contador mergulhado em pilhas de papel, carimbos e arquivos é coisa do passado, pois, assim como avançamos em diversas áreas, cabia ao setor abrir as portas para a modernização. 

 

Visto isso, confira abaixo uma lista de tendências em contabilidade que devem permanecer após a pandemia. 

 

1) Contabilidade consultiva 

Os serviços de contabilidade tendem a ser muito mais digitais, com atendimento remoto e reuniões por videoconferência. Não existe mais isso de solicitar uma informação ao escritório e ficar horas esperando um retorno: o sistema em nuvem e compartilhado permite que qualquer um com acesso a sua ficha de trabalho possa ajudá-lo em instantes. 

 

2) Dashboard financeiro digital 

Esse tipo de plataforma permite a análise de dados dos clientes, possibilitando o acompanhamento ano após ano. É uma ferramenta de gestão compartilhada que, pela integração de informações, permitem agilizar os processos e acompanhar a contabilidade ao mesmo tempo que o cliente. 

 

3) Comunicação humanizada, mesmo no digital 

Não importa o quão avançada seja a tecnologia, somente uma pessoa poderá transmitir confiança para outra pessoa. Entender o que o cliente, de fato, precisa e oferecer um atendimento personalizado, empático e, acima de tudo, humanizado, será o diferencial dos escritórios de contabilidade.

 

4) Integração com o sistema de gestão 

A contabilidade nunca deve estar separada das outras áreas administrativas da empresa. Qualquer alteração na saúde financeira da empresa tem impacto em todas os setores – em algumas vezes, até no quadro de funcionários. Por isso, é preciso enxergar a empresa como um organismo completo.

 

5) Produtos diversificados 

O impacto da crise econômica provocada pelo Covid-19 já é sentido por muitos negócios. Por isso, os escritórios de contabilidade precisam estar atentos para oferecer serviços de acordo com a demanda e o perfil do empreendedor, para todos os portes de investimento das empresas. É preciso caber no bolso. 

 

Com agilidade e humanização dos processos, ficará mais fácil garantir a sobrevivência de muitos negócios nos próximos anos.

 

PUBLICAÇÕES

16 leis que todas as pessoas de sucesso seguem, segundo Napoleon Hill

Ao longo de 20 anos, Napoleon Hill pesquisou e entrevistou mais de 6.000 empresários e empreendedores ricos e poderosos, tudo isso para descobrir o que havia em comum entre eles.

Saiba mais

Para que serve a Gestão de desempenho?

Gestão de desempenho consiste em melhorar a performance da empresa através do desempenho de cada um dos seus colaboradores, individual ou coletivamente.    O desempenho de uma empresa pode ser

Saiba mais

Cinco dicas para empresas B2B na pandemia

Mesmo hoje, em um cenário propício para compras online, jamais imaginado, diversas empresas B2B estão com dificuldade de vender seus produtos e serviços pelos canais habituais como o marketing digital

Saiba mais