Liderança
A pandemia pode estar afetando sua percepção de tempo 
Data Publicado em 21 de julho de 2020

A pandemia de covid-19 mudou completamente nossas vidas. Pontos tão fundamentais quanto nossas experiências de espaços: nossa mobilidade tornou-se restrita a corridas e caminhadas de poucos quilômetros em torno de nossas casas. Uma mudança drástica, como a que estamos vivendo, pode fazer com que percamos a “noção de tempo”.

 

Quando deixamos de ter uma rotina diária, nossa linha do tempo interna pode ser afetada, por isso, grande parte da população passou a ter dúvidas sobre o dia em que estão – da semana ou do mês -, por exemplo. 

 

Há pessoas que afirmam que os dias estão demorando para passar, enquanto outras pensam que estão rápidos demais. Apesar de parecer um comportamento natural, isso pode estar associado a um fenômeno chamado de distorção temporal. 

 

Uma vez que os horários passam a ser mais livres, nem todos conseguem se organizar para uma nova agenda interna e externa. Quem está em quarentena dentro de casa, provavelmente, precisa se dividir entre deveres familiares, trabalho e lazer. 

 

Para muitos, os dias perderam sua estrutura e o fim de semana está sendo tratado como um dia da semana normal. Com tudo acontecendo no mesmo lugar, muitas pessoas podem sentir dificuldade em manter o foco somente em uma tarefa e alternam as atividades com mais frequência. Isso também pode estar associado a distorção temporal.

 

Tentar realizar várias tarefas cognitivas ao mesmo tempo pode ser um grave erro, afinal, nosso cérebro não foi projetado para isso. Iniciar e terminar uma tarefa é, comprovadamente, mais produtivo e gera menos estresse.

 

 Como lidar com esse problema? 

 

Trabalhar em casa é um grande desafio, que exige muita disciplina e foco. É preciso manter uma rotina como se estivesse trabalhando fora de casa, com uma agenda bem definida e respeitando os finais de semana para atividades mais pessoais. Caso contrário, o relógio “mental e cognitivo” pode ficar descontrolado, prejudicando o foco e a produtividade.

 

Esta batalha com a procrastinação pode causar mais prejuízos diante da rotina de isolamento. Para vencê-la é aconselhável seguir uma agenda diária que respeite suas prioridades e resistir à tentações (como olhar insistentemente as mídias sociais ajuda bastante). Ter um horário regrado para o almoço e utilizar aplicativos de organização também são boas opções. 

 

O isolamento social também é uma ótima oportunidade para aprimorar o autoconhecimento e desenvolver novas experiências. Por isso, manter o contato com amigos e familiares e buscar atividades que possam ajudar a si mesmo e as outras pessoas, faz toda a diferença. 

 

A sensação de melhor aproveitamento do dia só virá se a pessoa organizar uma agenda de atividades para a semana e segui-la com disciplina. 

Manter os horários de dormir, acordar, fazer exercícios físicos, leituras apropriadas, refeições saudáveis e bons filmes são alguns exemplos. 

 

Além disso, a noção de tempo sempre foi e sempre será relativa às atividades e disciplina de cada um e ela pode mudar com o grau de interesse que temos nas coisas.

PUBLICAÇÕES

16 leis que todas as pessoas de sucesso seguem, segundo Napoleon Hill

Ao longo de 20 anos, Napoleon Hill pesquisou e entrevistou mais de 6.000 empresários e empreendedores ricos e poderosos, tudo isso para descobrir o que havia em comum entre eles.

Saiba mais

Para que serve a Gestão de desempenho?

Gestão de desempenho consiste em melhorar a performance da empresa através do desempenho de cada um dos seus colaboradores, individual ou coletivamente.    O desempenho de uma empresa pode ser

Saiba mais

Cinco dicas para empresas B2B na pandemia

Mesmo hoje, em um cenário propício para compras online, jamais imaginado, diversas empresas B2B estão com dificuldade de vender seus produtos e serviços pelos canais habituais como o marketing digital

Saiba mais