Liderança
Gestão Organizacional: A importância do líder para o desenvolvimento das organizações
Publicado em 21 de julho de 2020
A gestão organizacional é o planejamento de todas as ações que fazem parte do pleno funcionamento de um sistema, impactando positivamente na administração de um negócio, empresa ou organização, e no cumprimento de tarefas, metas e/ou objetivos gerais.
Este tipo de gestão tem como finalidade conduzir pessoas e processos de forma eficaz, promover melhorias, criar um ambiente colaborativo, motivado, propício ao autodesenvolvimento e, consequentemente, à conquista de resultados. Este modelo de organização é orientada por uma política de valores da própria instituição, que influenciam em todas as etapas dos processos nas diversas áreas.
A pessoa que lidera a corporação baseada neste processo de implementação, deve sempre elaborar um planejamento tanto de curto, como de médio e longo prazo que consiga contemplar todas as necessidades, metas e objetivos para cada uma das etapas.
Assim, todos irão enxergar os resultados e compreender que há muito mais para se alcançar, principalmente a gestão. É interessante também ser transparente e sempre manter contato com os outros funcionários, a respeito dos êxitos obtidos, para que todos sintam que o trabalho está realmente fazendo a diferença
Qual a responsabilidade da Gestão Organizacional?
Definir estratégias
A gestão organizacional é a fração responsável por definir estratégias efetivas e assertivas para o crescimento e expansão dos resultados da organização. É uma forma de direcionar e aproveitar os recursos disponíveis. Essas estratégias devem estar alinhadas à missão e políticas da empresa, e levar em consideração fatores internos como forças e fraquezas, bem como os externos, como, ameaças e oportunidades.
É necessário, portanto ter noção do que está sucedendo no ambiente de atuação e ser capaz de empregá-lo a favor da empresa. Ela estabelece uma mesma direção para a organização, mesmo com diversos objetivos existentes, além de conseguir antecipar o problema, preparando o negócio para uma permanência mais resistente e duradoura.
Implantar a cultura organizacional
Muito comum no contexto empresarial, ela consiste na junção de valores, crenças, normas e rituais adotados por uma empresa. Uma boa gestão organizacional deve implantar uma cultura de práticas, valores e políticas que norteiam a empresa e devem ser seguidas por todos os colaboradores da organização.
Todas as regras morais e éticas de conduta a seguir já estão definidas, incluindo normas, valores e expectativas da organização. Mas como implementar a cultura organizacional?
Veja a seguir algumas dicas para implementá-la de forma que não afete de forma negativa a empresa:
1 – Elaborar um documento sobre a cultura – Realizar um diagnóstico prévio da empresa e estabelecer a missão, os valores, onde está e onde deseja estar no futuro; Designar os princípios que auxiliam na tomada de decisão entre outras questões culturais. Este documento deve chegar a todos os colaboradores, não sendo de forma imposta ou obrigatória, de preferência.
2 – Manter um alinhamento dos objetivos com os colaboradores – É necessário incentivar o funcionário a “vestir a camisa” da empresa. Seguir os mesmos objetivos sempre. Para isto é importante um bom relacionamento entre as partes, com bastante diálogo.
3 – Deixar claras as regras rotineiras – O funcionário deve ter conhecimento de todos os objetivos e valores da empresa, inclusive, padrões e comportamentos desejados pelo empresário, como por exemplo, algumas empresas exigem traje social de seus funcionários – o chamado dress code –, mas outras não, porém o colaborador deve ser bem orientado para que não o faça errado.
4 – Seja exemplo – Um líder deve ser a referência da equipe. A imagem dos gestores e diretores é de extrema importância, e é necessário ser zelada.
5 – Atente-se às contratações e demissões – O setor de recursos humanos (RH) deve estar inteiramente atualizado sobre a cultura organizacional da empresa e utilizá-la como pauta. O que significa que em um processo seletivo, por exemplo, o gestor deve expor todas as questões ligadas a este tema. Demonstrar como isso é importante fará a diferença na hora de contratar pessoas com o verdadeiro perfil da organização
6 – Promova ações de aproximação com a equipe – Para fortalecer a implementação da cultura, participar e incentivar a participação em comemorações e eventos, pode fortalecer. Assim é possível a promoção de feedbacks contínuos de maneira informal, sem constrangimento de alguma das partes.
7 – Certifique-se de resultados – Por fim, é necessário conferir se está obtendo êxito na implementação. O que geralmente é medido pela satisfação e o maior engajamento dos colaboradores, o aumento na produtividade além da retenção de talentos.
PUBLICAÇÕES
16 leis que todas as pessoas de sucesso seguem, segundo Napoleon Hill
Ao longo de 20 anos, Napoleon Hill pesquisou e entrevistou mais de 6.000 empresários e empreendedores ricos e poderosos, tudo isso para descobrir o que havia em comum entre eles.
Para que serve a Gestão de desempenho?
Gestão de desempenho consiste em melhorar a performance da empresa através do desempenho de cada um dos seus colaboradores, individual ou coletivamente. O desempenho de uma empresa pode ser
Cinco dicas para empresas B2B na pandemia
Mesmo hoje, em um cenário propício para compras online, jamais imaginado, diversas empresas B2B estão com dificuldade de vender seus produtos e serviços pelos canais habituais como o marketing digital